sábado, 22 de março de 2008

O Tarô de Rider-Waite

Segundo Hajo Banzhaf, no inicio do século XX, Arthur Edward Waite (1857-1942) e Pamela Colman Smith (1878-1951) criaram novas cartas que foram publicadas em 1910 sob o nome Tarô de Rider ou Tarô de Rider-Waite, que se tornaram as cartas de Tarô mais conhecidas e com maior propagação pelo mundo. Ambos os criadores dessas cartas eram membros da Ordem Hermética da Aurora Dourada, famosa associação esotérica que existiu em Londres na virada do século. Nesse círculo, do qual personalidades muito ilustres faziam parte, as pessoas ocupavam-se intensivamente com tradições ocidentais e em especial com o Tarô. A. E. Waite, que foi durante um período o líder dessa Ordem, era tido como a "biblioteca ambulante" da casa.

Baseado no seu vasto e profundo conhecimento, ele concebeu as novas cartas, ilustradas pela artista P. C. Smith. Enquanto nas representações das cartas dos Arcanos Maiores é possível, na maioria dos casos, reconhecer o modelo clássico, nos Arcanos Menores houve uma criação completamente inovadora.

Cada uma delas foi ilustrada individualmente e, a partir de então, é possível deduzir o significado de todas as 78 cartas por meio das figuras. Nessa mudança, encontra-se um enriquecimento enorme, o motivo principal para a enorme popularidade e a ampla propagação dessas cartas de Tarô.

Nenhum comentário: