sábado, 22 de março de 2008

II - Alta Sacerdotisa, La Papesse, A Papisa

Menegazzi, Pintér e Jayat

Waite

Thot

Marselha


"Spirituality isn't defined by the enclosure of the spirit in a dogma - whether religious or otherwise - but by opening the spirit to vast and new horizons that offer it evolution and elevation." Carole Sedillot.


Abordagem Visual

Frieda Harris retrata a Alta Sacerdotisa através de uma figura feminina coberta com um véu (mistério). Em seu colo há um arco, que também é um instrumento de cordas (força inspiradora e sedução), curvado em forma de trompas de Falópio (fertilidade e energia procriadora). Pode também servir como um instrumento de proteção contra intrusos indesejáveis.

O véu prateado com textura quadriculada fala de encobrimento do mistério e a coroa de raios de luz em forma de meias-luas voltadas para cima denotam a sua disposição receptiva que sabemos ser a chave para a verdade e o conhecimento intuitivo. As sete meias-luas e coroa lunar apontam para as sete esferas planetárias, que conduzem à visão do supremo. A lemniscata (oo) na frente dos olhos, que já vem do mago e do louco, por estarem á frente dizem que ela contempla o Eterno. Flores, frutos, cristais, camelo são fertilidade, abundância, mundo das estruturas, matéria.

O fundo em tons azuis remete ao oceano, ou a tranquilidade dos pensamentos, uma calmaria intelectualizada. Cabala: A letra Gimel significa Camelo. Simbolicamente é a garganta: um canal vazio, uma matriz onde o ar vira som. Hieroglificamente é a idéia de expansão e crescimento.

Astrologia: Lua – Inconsciente, o feminino por excelência, a mãe, o úmido, a concepção e o parto.

Número 2: Depois do 1, o 2 é consequência imediata. A dualidade é a realidade Yin / Yang. Onde existe a luz, existe a sombra.

Mitologia e Tipologia

Lady Frieda torna o corpo de La Papesse marmóreo, e não é por acaso. Este vaso sagrado inquebrável e polido deve proteger, conter, atiçar e apoiar o espírito e alma em seu interior, ser um repositário para as recordações e o conhecimento intuitivo e instintivo, para nos encher de sensações – o supremo alimento da psique. O corpo da Sacerdotisa, o meu corpo feminino, é o detonador destas experiências. E ao fim, esta deusa só entrega seu corpo e sabedoria a quem merecer.

Crowley, por sua influência oriental, priorizava os mitos egípcios e assim a chamou de Ísis (nota-se o emblema em sua cabeça que é a coroa de Háthor, emWaite também), que na tradição grega personificava a grande feiticeira e caçadora Ártemis. Além destes arquétipos femininos podemos também associar a este arcano Shakti e, em seu estado mais singelo, Maria Madalena .

Ártemis, filha de Zeus e Leto, irmã-gêmea de Apolo, era a Grande Mãe Oriental de corpo livre, em eterno movimento, inserida na natureza, senhora da sabedoria do inconsciente dos instintos, da magia das ervas, do cuidar e do restaurar. Na antiguidade ela aparecia com uma tocha acesa em uma de suas mãos e a Lua Crescente na cabeça,chamando-se Selene (a Lua), errante em seu ciclo pelas montanhas enquanto seu irmão era visto como a personificação de Helios (o Sol). Interessante notar esta correlação com o número 2, através da luz e sombra, homem e mulher mas que ao fim, são gêmeos. São ambivalentes e complementares opostos que, na tensão do encontro possibilitam a sua integração para serem um só corpo e espírito, ou Consciente e Inconsciente.

A personalidade desta sagitária é ilustrada pela passagem onde Zeus lhe concedeu, por ocasião da apresentação á sua família, alguns pedidos simbólicos:

“ virgindade eterna”. Na definição original de virgindade, que era ‘ mulher não-casada, ou dona de si mesma’ , como a Virgem Maria, aqui é o desejo de independência do masculino, do poder do homem sobre si mesma;

“ saia curta cor de açafrão”. É o desejo de liberdade de se conduzir segundo sua própria vontade;

“ cães de caça”. A primeira função mítica do cão é a de psicopompo (guia do homem na noite da morte após acompanhá-lo no dia da vida) ou seja, ser o guia nos caminhos desconhecidos.

“arco e flecha” . Para acertar o alvo, para não se desviar do caminho.

“ todas as montanhas do mundo”. A Natureza com seus ciclos é que comanda a vida, mas é necessário viver a montanha.

“ uma cidade para ser honrada e receber sacrifícios”. Ser respeitada nas suas escolhas.

“ tantos nomes como meu irmão”. Tratamento equalitário entre os gêneros.

Compreensão Divinatória

Enquanto o Mago revela, a Sacerdotisa oculta as informações por detrás de seu véu. Coisas que ela sabe, mas que não fala. Pode ser que este momento seja para dispender tempo em poeirentas livrarias, estudando antigos textos religiosos, pois num dado momento, a revelação será feita.

Também significa que informações secretas agora estão prontas para serem reveladas e que algumas mudanças estão sendo feitas para quem lê esta lâmina - o portão de energia depois da força física foi aberto, trazendo uma surpresa no futuro imediato. A Alta Sacerdotisa recomenda:

- Permanecer no não-fazer (manter-se calma, ser receptiva ás influências, não intervir nos acontecimentos
ser passiva, esperar pacientemente)

- Acessar o inconsciente (usar a intuição, procurar um guia interno, confiar na própria voz interior, abrir os sonhos e a imaginação, manter uma certa distância da realidade)

- Explorar o potencial (entender as possibilidades, abrir-se ao que pode ser, olhar seus talentos ocultos, buscar desenvolvimento, deixar o que está florescendo nutrir-se)

- Usar o mistério (olhar sobre o óbvio, aproximar-se de uma area fechada, abrir-se para o desconhecido, relembrar algo importante, dosar o secreto e escondido, olhar o que foi concedido, compreender a sombra)

Complementação na Leitura Divinatória

Cartas em Oposição:

Mago: pensando o conhecido e o óbvio.

Dois de Paus: agindo devagar.

Sete de Paus: sendo agressiva.

Oito de Paus: colocando planos em ação.

Cartas que Reforçam:

Ermitão: buscando guias.

Enforcado: esperando, suspendendo atividades.

Quatro de Espadas: contemplando.

Vida Profissional

Atividades terapêuticas, aptidão mediúnica e inspiradora,segurança instintiva.

Plano da Consciência

Compreensão da mensagem dos sonhos, profundidade, vivenciar experiências espirituais.

Relacionamento

Atração profunda, união espiritual, compreensão, confiança mútua, deixar-se encontrar, disposição passiva.

Encoraja a

Confiar na sua voz interior.

Alerta sobre

Deixar-se levar passivamente e simplesmente esperar por um milagre.

Nenhum comentário: